Trilha, o que levar e o que vestir ?

Trilha, o que levar e o que vestir ?

Algumas pessoas que eu vejo caminhando por aí ou mesmo em vídeos de trilhas não tem muita noção de como se vestir e o que levar para um dia de caminhada, pensando em ajudar esses caminhantes de primeira trilha eu resolvi escrever algumas recomendações de roupas, alimentos e acessórios para levar em um dia de trilha.

Roupas para usar na trilha
Muita gente acaba vestindo roupas inadequadas para a atividade, como: calças jeans ou blusas de malha. O ideal para uma caminhada é usar roupas leves e que deixem o corpo transpirar sem dificuldades, para isso recomenda-se o uso de calças ou bermudas de tactel, calças de ginástica, blusas de dry-fit ou tecidos sintéticos (como as de futebol ou de corrida), tops e um boné ou chapéu.

Por que não usar blusas de malha? Para trilhas curtas elas não são um problema tão grande assim, mas em dias de calor elas podem atrapalhar muito por causa da absorção do suor. Em locais frios elas são totalmente inadequadas. As blusas de algodão quando molhadas (por suor ou chuva) demoram para secar e assim roubam o calor do corpo, resfriando a pessoa, o que pode ser muito perigoso em um local com temperaturas mais baixas. Já as blusas feitas em tecidos sintéticos deixam o suor evaporar melhor e secam muito mais rápido.

Sempre leve na mochila um anorak (casaco impermeável) ou uma capa de chuva para evitar ser surpreendido por alguma mudança de tempo.

Calçados
Para maioria esmagadora dos praticantes de trilha de fim de semana um bom par de tênis confortável e com um solado anti-derrapante dá conta do trabalho, porém se a sua trilha for com mochila cargueira, em terreno muito acidentado ou no frio recomenda-se o uso de botas específicas para trilha, elas te darão mais estabilidade, aderência e segurança para caminhar com o peso extra nas costas e por um terreno ruim.

Evite chinelos ou tênis velhos demais, preocupe-se com a proteção dos tornozelos e com a aderência do solado. O chinelo pode ir dentro da mochila para ser usado quando você estiver fora da trilha, voltando pra casa. Atualmente existem tênis específicos para corrida em trilha, estes modelos são infinitamente melhores do que os tênis comuns usados no dia a dia, porém só invista em um calçado mais técnico assim se você for um praticante regular.

Algumas pessoas tem em mente que as botas militares, também conhecidas como coturnos, são boas opções para usar em trilha. Quando eu comecei no trekking eu pensava do mesmo modo. Mas essas botas são pesadas, duras e nada confortáveis (na maioria dos casos). Além disso caso você venha a molhar os pés (seja com água ou por excesso de suor) será necessário tirar a bota e secar bem os pés e trocar as meias – o que pode virar uma grande dor de cabeça, pois a umidade nos pés facilita o aparecimento de bolhas… Note que hoje em dia existem botas militares altamente técnicas, porém elas tem um custo grande também.

Já que estamos falando de calçados para trilha vamos comentar sobre as meias. Evite usar meias de algodão para caminhadas um pouco mais longas (isso inclui até mesmo caminhadas de meio ou de um dia inteiro). Essas meias retém o suor dos pés e ficam molhadas, aumentando o atrito e gerando bolhas. Existem meias próprias para trilha, elas podem ser compradas em lojas de material de montanhismo, e para uma pessoa que faz trilhas pequenas nos fins de semana basta ter um ou dois pares.

Mochila
Use uma mochila pequena para carregar seus objetos. Não transporte as coisas nas mãos ou em sacolas. Algumas pessoas costumam levar uma muda de roupa extra para usar na volta caso elas se sujem durante o caminho. Uma mochila normal que aguente o volume e o peso do material necessário será suficiente para quem faz trilhas curtas. Contudo, se o seu caso exigir o uso de mais equipamentos, pense em escolher uma mochila adequada, tanto no conforto quanto nas características técnicas. Você encontra diversos modelos específicos em lojas de equipamentos para montanhismo.

Proteja seus objetos
Tem algum objeto que não pode molhar? Celular ou carteira? Experimente colocar seus telefone e itens mais importantes dentro de um saco ziploc. Feche o saco bem e coloque dentro da sua mochila. Isso já lhe dará alguma proteção extra contra a chuva. Para as mudas de roupa você pode usar sacos de gelo, daqueles mais grossos. E se você desejar uma proteção ainda maior procure pelos sacos estanque nas lojas de material de camping e montanhismo.

O que levar para uma trilha de um dia?
A lista básica de itens que você deve levar para uma caminhada curta é:

– Protetor solar e repelente
– Boné ou chapéu
– Óculos escuros
– Lanterna de mão ou de cabeça – pequenas e com pilhas reservas
– Canivete multiuso
– Lanches (doce e salgado)
– Água no mínimo 1,5L, a menos que existam fontes limpas no caminho – tenha certeza quanto a qualidade da água das fontes, ou leve Clorin (um comprimido de cloro que purifica a água)
– Chinelo (pra volta – isso é pessoal e opcional)
– Anorak ou capa de chuva
– Um pequeno kit de primeiros socorros
– Celular (bom em situações de emergência – se possível mantenha desligado para poupar bateria)
– Câmera pra registrar o passeio
– Disposição e bom humor – esses são fundamentais

Note que eu não citei itens como bússola, mapa, gps ou fósforo/isqueiro – objetos que sempre estão na minha mochila em trilhas maiores. E o motivo para isso é que este texto se destina ao caminhante que está iniciando no esporte, aquele que irá percorrer trilhas bem definidas, curtas e com conhecimento do caminho. Esta lista de equipamentos ganhará diversos acréscimos quando a caminhada passar a ser maior ou em terreno desconhecido.

Fonte: Trekker

Compartilhar essa postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *